quinta-feira, 31 de julho de 2008

Viagem a Machu Picchu: 16/07/08 - 4º Dia

Noite de sono tranqüila, tempo agradável e muita disposição para o quarto dia de viagem. Chegamos a Santa Cruz de La Sierra por volta das 9:00 da manhã, pegamos as malas e fomos procurar um hotel para banhar e deixar a bagagem até as 16 horas, quando pegaríamos o ônibus para La Paz. Por 25 bolivianos por pessoa, ficamos no Hotel São Francisco, nas proximidades da Rodoferroviária, onde o atendimento é péssimo, não fornecem toalhas e o banho é gelado.

Aproveitamos o tempo livre e pegamos um taxi para a Praça 24 de setembro, onde fica o centro comercial de Santa Cruz e sua catedral. Taxi na Bolívia é muito barato: cerca de 2 bolivianos por pessoa (menos de 50 centavos de reais), por uma distância relativamente grande e que não sairia por menos 20 reais no Brasil. O trânsito boliviano é caótico, todos buzinam ao mesmo tempo e tem a preferência quem chega primeiro nos cruzamentos. Já dava pra ter noção do modo de vida urbano dos bolivianos.

Andei bastante no centro da cidade, olhei produtos eletrônicos, artesanato, roupas, mas acabei comprando somente alguns postais. Santa Cruz é a cidade mais cara da Bolívia, mas é bem interessante, desenvolvida e superou minhas expectativas. Almocei num restaurante chamado La Le Li Lo Lu com comida típica, simples e barata. Também aproveitei para sacar dinheiro com meu cartão de crédito internacional, que, por sinal, é a melhor forma de obtenção de dinheiro local em viagens internacionais, já que as casas de câmbio sempre ganham vários centavos na troca do Real. Compensa mesmo usar o cartão, mesmo com as taxas de saque e porcentagem cobrados pelo banco, pois o valor debitado na fatura é referente ao câmbio oficial. Cartão de débito internacional e cartão de viagem (ATM - Travel Money) também são vantajosos.

Voltei para o hotel, peguei as bagagens, tomei uma Huari (versão melhorada da Paceña, como uma Antarctica Original para os brasileiros) e fui para o local de embarque do ônibus. Viagem em ônibus simples e agradável. La Paz está chegando e lá poderei conhecer lugares legais e fazer compras. Hasta!


5 comentários:

Anônimo disse...

Whoever owns this blog, I would like to say that he has a great idea of choosing a topic.

Anônimo disse...

Its ok if the appearance of your blog is not good. The important thing is the topic or the content of your blog.

Suzana disse...

Eu conheci Santa Cruz muito bem, tem um restaurante perto da praça muito bom chama-se gelateria Dumbo, delicioso! E a night tb é muito animada, por 10,00 fui a uma boate chamada People Art's que eles dizem ser a melhor da cidade e bebi por conta a noite toda!!!!! Show***

Anônimo disse...

O.O

yah, e no Uruguai o trânsito é caótico.
as sinalizações funcionam manualmente.

haha, estranhão.

p.s: Bom uso se faz de postais, zé. Então acho mesmo que vc fez boa compra.
=D

hasta la vista, baby.

Unknown disse...

Tenha sempre toalhas na mochila...rsrrs..que bom q o taxi eh barato....dica util...qdo for a belo horizonte nao ande de taxi...eh falencia na hora ¬¬ e qto ao transito...nao reclame o de goiania....aki pelo menos nao eh tao bagunçado....e os bolivianos ai tao parecendo cearences no transito...so faltam andar com uma pexeira...kkkk
vem ca ta ganhando qto para falar de cartão??virou garoto propaganda???rsrsr