
Chávez ameaça nacionalizar ou fechar escolas que não aceitem modelo socialista
O Globo Online. Publicada em 17/09/2007 às 19h19m
CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, abriu nesta segunda-feira o ano letivo 2007-2008 com uma ameaça de fechar ou nacionalizar qualquer escola privada que se negue a ensinar as linhas de seu governo socialista. Segundo ele, pais e professores devem "acabar com o modelo consumista", para que possam tornar a Venezuela uma potência mundial. A oposição diz que a reforma educacional preparada pelo governo tenta incutir uma formação ideológica socialista nas crianças.
Chávez reiterou que as escolas particulares devem subordinar-se ao novo modelo educativo ou deverão fechar as suas portas.
O modelo socialista torna a "educação libertadora, que tem como desafio trocar os valores capitalistas por valores centrados no ser humano", disse Chávez, acrescentando que a linha é focada em aprender a criar, participar e conviver, assim como a valorizar e aprender a fazer reflexões.
- A educação antiga promovia o consumismo e o desprezo de uns aos outros, além de ser repressiva - afirmou Chávez ao lembrar que seu pai fora um canhoto obrigado a escrever com a mão direita.
" Eles devem reconhecer a Constituição. Devem se subordinar à Constituição e ao sistema educacional nacional, ao sistema educacional bolivariano "
O presidente disse que nem o Estado nem a sociedade podem permitir que os colégios privados façam "o que tenham vontade", já que alguns inclusive vedam o acesso de inspetores públicos.
- Eles devem reconhecer a Constituição. Devem se subordinar à Constituição e ao sistema educacional nacional, ao sistema educacional bolivariano. Quem não quiser terá de fechar sua escola - disse Chávez na cerimônia escolar de início do ano letivo. Chávez citou Alemanha e Estados Unidos como exemplos de países onde as escolas privadas acatam as diretrizes do governo.
Detalhes do currículo bolivariano de ensino ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação. Segundo o socialista, o modelo foi elaborado por especialistas venezuelanos e não por cubanos, como a oposição venezuelana chegou a dizer anteriormente.
O novo sistema educacional será implementado "ao longo do ano, com a participação de professores, pais, alunos, e a comunidade em geral", afirmou o chefe de Estado.
3 comentários:
engraçado isso neh cara. Somos usados como gado, levados de um lado a outro, levados por uma vara chamada constituição.
sei lah, talvez seja estranho esse meu comentario, mas não deix ode ficar impressionado com a atitude do cara.
mas sinceramente duvido que isso fiquei assim.
=P
Legal um blog do ze!
eu tive um blog quando isso era moda. Eh algo relaxante.
Enfim, acho que nos como brasileiros temos que olhar mais eh pro nosso presidente do que pro chavez. Afinal de contas, com o que acontece no nosso pais nao temos moral pra falar nem de Bush.
Mas faze o que neh? Somos a prova de que nada fazemos, escrevemos e nada falamos.
Bju ze.
Salve Zé !
Seu link foi incluso com louvor no site www.averdadesufocada.com
Sigamos em frente
Postar um comentário