Saudações! Gostaria de pedir desculpas aos meus amigos e visitantes do blog pela demora ao postar. Infelizmente a preguiça, a falta de leitores, as críticas destrutivas e a falta de tempo me impediram de postar nos últimos dias. Vou procurar postar com mais frequência, até porque meu blog foi divulgado no site Verdade Sufocada e tenho recebido alguns visitantes interessados no conteúdo nos últimos dias.
Mudando de assunto... Hoje meu post tem a intenção de divulgar um filme produzido pela DOC TV (TV Cultura) que parece ser bem interessante, e que concorreu ao FICA deste ano: Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História. No mês de setembro, o Cine Cultura (na Praça Cívica) exibiu o filme, mas um erro de divulgação do jornal O Popular me fez perder a oportunidade de vê-lo, pois no dia em que fui assisti-lo estava passando outro documentário sobre a Estrada de Ferro Goiás, chamado Café com Pão, Mateiga Não (Muito bom por sinal, e que eu já havia assistido).
O vídeo acima é um trailer do filme, mas dá pra ter noção do conteúdo. Não vejo a hora do filme ser disponibilizado para venda no site da Cultura. Por enquanto... só roendo as unhas.
Sinopse (fonte: http://guerrilhadoaraguaia-documentario.blogspot.com):
No início dos anos 60 vivia-se um ambiente revolucionário, com uma nova onda do comunismo espalhando-se pelo mundo. No Brasil, o PCB divide-se. A ala mais radical resgata a sigla PC do B, faz a opção pela luta armada e alia-se à China. A região escolhida para a implantação da guerrilha rural é o Bico do Papagaio, mais precisamente as margens do rio Araguaia, à época uma das regiões mais isoladas do país. É para lá que são enviados militantes, a partir de 1967. O endurecimento da ditadura militar, com a instauração do AI 5, em 1968, leva para a luta armada muitos militantes, em especial estudantes jogados na clandestinidade. Eles constituirão a maioria dos quadros guerrilheiros.
“Guerrilha do Araguaia - As faces Ocultas da História” revela a verdadeira face da história, tentando trazer à luz aquilo que foi escondido pelos militares e pelo comando da guerrilha, neste episódio cheio de mistérios e silêncios, onde 59 guerrilheiros enfrentaram 10 mil militares durante 2 anos de luta, na maior operação militar brasileira desde a Segunda Guerra Mundial.
Ficha Técnica
Duração: 55 minutos
Ano: 2007
Direção: Eduardo Castro
Co-produção: Eduardo Castro – Ana Cristina Evangelista / Idéia
Produções / TV Brasil Central
Pólo DOCTV Goyaz
3 comentários:
Gostei do seu comentário, pena que demorei a acessar, neste domingo 27 de janeiro as 23Hs, ele será exibido na TV cultura Nacional, mas finalizei a versão longa com 1:36m. que começa a correr festivais apartir deste ano
Alguem sabe se está disponivel o documentário "Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História"? Abcs Casé
Eu tbm estou a procura deste documentário. alguém sabe me informar onde eu posso encontrá-lo?
Postar um comentário